Batom vermelho melhora autoestima feminina

Item clássico da maquiagem, o batom vermelho é considerado há anos um dos símbolos do poder feminino. Agora, uma pesquisa científica conduzida pela equipe de inovação da Natura revelou que o batom vermelho eleva a autoestima das mulheres. “Me senti mais poderosa maquiada, principalmente depois que eu experimentei o batom”.

Depoimentos como esse sintetizam os resultados alcançados pelo estudo. O levantamento foi realizado em São Paulo, com 31 mulheres de 25 a 41 anos e tons de pele heterogêneos. “Constatamos que o batom vermelho é capaz de aumentar a percepção de beleza, feminilidade, alegria e autoestima”, afirma Daniel Gonzaga, diretor de desenvolvimento de produtos.

Em comum, as mulheres que participaram da pesquisa gostam de se maquiar com frequência. Mas não tinham o costume de usar batom vermelho. Cada uma delas estava acompanhada de uma amiga de sua confiança quando o assunto é beleza, que contribuiu com impressões durante a pesquisa.

batom vermelho-melhora-autoestima-feminina-clube-das-comadres1

Batom vermelho empodera as mulheres

“As sensações positivas eram potencializadas quando as amigas elogiavam a aparência das participantes com o batom usado na pesquisa”, conta Gonzaga. “Foi possível comprovar que o batom empoderava essas mulheres a se relacionarem com o mundo de uma forma mais confiante”, complementa.

As emoções das voluntárias foram avaliadas em três etapas. Na primeira, elas estavam sem nenhuma maquiagem. Na segunda, usavam apenas base para uniformizar a pele do rosto. Por último, além da base, o batom matte FPS 10 Meu Vermelho da linha Natura Aquarela. Entre cada uma dessas fases, elas puderam se observar no espelho e fazer uma autoavaliação, respondendo a um
questionário padrão. A amiga de cada uma das participantes também a avaliou em cada um desses momentos.

batom vermelho-melhora-autoestima-feminina-clube-das-comadres2

Mapeamento das emoções

Todo o processo foi filmado e as imagens das voluntárias – sem maquiagem, com base e, por fim, com batom – foram avaliadas por um software de análise de expressões faciais. “Com essa tecnologia, mapeamos as emoções positivas e suas intensidades ao longo da experiência da maquiagem”, afirma Gonzaga.

As participantes relataram ter estabelecido uma nova relação com o batom vermelho. “Até então, muitas delas acreditavam que a maquiagem poderia deixá-las com aparência muito extravagante ou vulgar. Para elas, a experiência foi uma oportunidade para refletir sobre como se sentiam como mulheres e questionar alguns padrões sociais”, pontua o diretor.

batom vermelho-melhora-autoestima-feminina-clube-das-comadres3

#meuvermelho

A pesquisa realizada pela Natura embasa a terceira edição do movimento #meuvermelho, promovido pela empresa em janeiro de 2017. A campanha de marketing traz os nove batons vermelhos mais vendidos da linha Aquarela. Tudo com os menores preços do ano e o novo batom matte FPS 10 Meu Vermelho com embalagem exclusiva.

“A linha Aquarela aproveita este momento para reforçar o convite para que cada mulher encontre um tom de vermelho para chamar de seu”, diz Maria Paula Fonseca, diretora de cosmética da Natura.