Guia de cuidados na temporada de praia e piscina
Para manter nossa saúde e beleza no verão, é preciso de seguir um guia de cuidados. Entre eles, redobrar a atenção quanto à exposição solar com o corpo e os cabelos. Os fios tendem a ficar porosos, com aspecto mais ressecado e sem brilho.
“Piscinas e praias também têm agentes agressores que provocam alteração das proteínas, principalmente, da queratina dos fios e alteração dos pigmentos”, afirma Luiza Ottoni, dermatologista e tricologista. Dessa forma, a tendência é que o cabelo fique mais frágil e opaco. Confira cinco dicas da especialista para manter os fios brilhantes e saudáveis!

Guia de cuidados dos cabelos no verão
1- Use produtos com filtro solar. Atualmente, existem vários produtos que oferecem essa vantagem, são leave-in, cremes para pentear e até máscara de proteção. Eles não devem ser aplicados na raiz, apenas no comprimento dos fios. Quanto mais fino o cabelo, mais leve e fluído deve ser o produto.
2- Evite usar chapinhas, secadores e modeladores. O calor emitido por eles resseca ainda mais. Isso porque a água no interior do fio está ligada à flexibilidade da haste, logo, ao elevar a temperatura, as moléculas fervem dentro da fibra capilar, causando minúsculas bolhas, tornando o fio frágil e quebradiço.
3- Proteção externa. Use e abuse dos acessórios como viseiras, chapéus e bonés. Hoje, é possível encontrá-los feitos com tecidos que oferecem a proteção solar.

4- Molhe os fios com água doce. Sempre que sair da água, seja da piscina ou da praia, molhe o cabelo com água doce. Em seguida, aplique produto com filtro solar. Outra opção para manter os fios saudáveis é usar água termal ou de coco, rica em minerais, vitaminas e óleo natural. Ambas têm alto potencial hidratante e antioxidante.
5- Repare os danos. A dermatologista alerta que é necessário também reparar os efeitos negativos nos fios depois da temporada de praia e piscinas. Para isso, é importante seguir o cronograma de tratamento para reposição da massa capilar utilizando produtos reconstrutores, com proteínas, pelo menos uma vez ao mês. Caso o dano tenha sido maior, a aplicação deve ocorrer de 15 em 15 dias. “Já a hidratação e nutrição dos fios precisa ser feita com disciplina, pelo menos uma vez na semana, óleos podem contribuir para isso”, finaliza a especialista.
