Risoto de peras com queijo gorgonzola

Compartilhe!

Risoto não precisa de ocasião especial para ser servido. Pode ser preparado também no dia a dia, como fez a Clau Gavioli. Na coluna de hoje, ela seu desafio culinário para fazer um risoto com poucos ingredientes. Acostumada a preparar essa delícia com bacalhau, camarão, damascos e aspargos, Clau teve que se virar com o que encontrou na despensa. Quer saber como terminou essa história? Vem saber todos os detalhes! 

Sabe aqueles dias que a preguiça bate e a ida ao supermercado vai sendo adiada, adiada… Até que não nos resta mais o que fazer a não ser usar toda a criatividade para fazer uma comidinha bem gostosa?

Pois bem, essa era a minha única saída quando comecei a fazer o almoço de hoje. Depois, o Silas me ligou dizendo que estava vindo pra casa e que iria comprar carne para fazer no grill. Se eu tivesse começado a fazer a comida com essa perspectiva esse texto teria outro “era uma vez…”.

risoto-de-peras-com-queijo-gorgonzola-clube-das-comadres-5

 

O desafio culinário de hoje foi fazer um risoto, sem ter em casa o itens que costumo usar para dar aquele toque generoso de sabor ao prato. Gosto de fazer risoto de camarão, bacalhau, carne seca desfiada com abóbora, cogumelos ou funghi secchi. Abobrinha com queijo brie, aspargos, damascos, nozes, palmito, manga. E dependendo do dia, vou ao mercado para comprar especificamente o ingrediente que pretendo usar no preparo. 

Fora isso, nunca pode faltar um bom caldo, manteiga sem sal, cebola, vinho branco e arroz carnaroli ou arbóreo e queijo parmesão.  Entre os itens básicos do preparo, a manteiga que eu tinha era com sal, o caldo improvisei com um cubinho e não tinha parmesão. Que fazer? Mudar o prato seria uma opção, mas nada que estava à minha vista ia além de peras, maçãs e queijo gorgonzola. Fazer um macarrão com essas frutas não me pareceu boa opção. Por fim, decidi. 

Receita do risoto de peras

risoto-de-peras-com-queijo-gorgonzola-clube-das-comadres-2

Ingredientes
Base

• 1/2 cebola média picada em cubos
• 1 colher de manteiga
• 1 dente de alho amassado
• 1 xícara (chá) de arroz arbório
• 30ml cálice de vinho branco
• 600ml de caldo de legumes ou de frango fervente
• Sal e pimenta do reino o quanto baste

 Sabor

• 2 peras picadas em cubos médios
• 
120 gramas de queijo gorgonzola em pedaços

risoto-de-peras-com-queijo-gorgonzola-clube-das-comadres-1
Modo de preparo

« Numa panela, em fogo médio, refogue a cebola em metade da manteiga.
« Quando estiver transparente, junte o alho amassado e deixe fritar até exalar um perfume característico, mas sem deixar escurecer.
« 
Junte o arroz arbório e logo em seguida o vinho branco. Antes que seque completamente, acrescente cerca de 200ml do caldo. Mexa bem para que o arroz comece a soltar o amido e ficar cremoso.
« 
Conforme o líquido for secando, acrescente mais caldo e mexa com cuidado para continuar o processo da liberação da cremosidade do arroz.
« Quando já tiver colocado quase todo o caldo, antes que o líquido seque,
prove para ver se está al dente (macio por fora e um pouco durinho por dentro).
« Acrescente o restante do caldo, desligue a chama do fogão e acrescente a pera e o queijo gorgonzola.
«Misture com cuidado. Adicione o restante da manteiga para dar brilho e tampe a panela por dois minutos. 
Sirva em seguida.

risoto-de-peras-com-queijo-gorgonzola-clube-das-comadres-15

Cardápio completo

Há um dito popular na Itália que diz: “Todos esperam pelo risoto. O risoto não espera ninguém”.  Isso é uma sabedoria! Dicas: 1.Servir o risoto frio faz desse prato um quase fracasso. Nem tente! 2. Para evitar que as peras escureçam depois de picadas, coloque numa vasilha com água e meio limão espremido.

O menu do almoço aqui de casa hoje não se limitou ao risoto. Embora ele fosse suficiente porque é um prato bem completo: carboidratos, proteínas e vitaminas.  

Teve também um filé mignon feito no grill, temperado só com sal e pimenta. Para dar cor, fiz ainda uma guarnição: vagem e cenoura salteadas no azeite com alho e sal. 

risoto-de-peras-com-queijo-gorgonzola-clube-das-comadres-3

Mesa posta com o maior carinho

Mesmo sendo um dia de semana, sem comemorações aparentes, hoje, como nos demais dias em que estamos juntos, Silas e eu, e agora que a Bruna está conosco por mais uma temporada, pus a mesa com carinho. Escolhi os pratos azuis e amarelos que ganhei da Paula há muitos anos, o jogo americano listrado, colorido e bem informal e os copos do dia a dia para vinho e água. 

Eu disse sem comemorações aparentes. Mas sempre há o que comemorar. Estamos juntos, temos saúde, uma casa cheia de amor, ingredientes suficientes e criatividade para cozinhar e, a cada dia, um pouco mais de sabedoria para lidar com as coisas chatas do cotidiano. Comemoremos a vida!

Veja também:

 



CLAU GAVIOLI

Clau Gavioli é jornalista e blogueira do Blog da Gavioli. Dedicada a tudo que se refere a comida e a arte de bem receber, criou o projeto Lá em casa pra jantar, envolvendo hospitalidade e gastronomia, onde exerce suas competências como profissional de marketing e chef de cozinha. Conheça mais no laemcasaprajantar



 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *