Cachorro agitado? Aprenda a deixá-lo mais calmo

Quem tem um cachorro agitado em casa precisa encontrar forças e energia para acompanhar seu pique. Ele quase sempre acorda cedo, quer passear o tempo todo, dorme pouco, brinca muito, morde sem parar, pula… Enfim, cachorro agitado não para quieto de jeito nenhum! Nossa colunista Ana Alice Vercesi, acostumada com esse perfil canino, preparou uma série de quatro artigos focados em cães ligados no 220V. Em cada um deles, ela irá nos ensinar dicas de como deixar a convivência mais fácil para todos!

Da mesma forma que nós, humanos, temos nossa personalidade, os cães também possuem características únicas. Mesmo os cães de determinadas raças podem apresentar comportamentos bem diferentes dos esperados para o seu padrão. Vários fatores influenciam isso, da origem desse animalzinho até a sua rotina, passando, claro, pelo jeito como ele interage com todos ao seu redor.

Se você tem em casa um cãozinho bem agitado, é importante entender alguns fatores que, às vezes, passam despercebidos mas que têm grande importância no equilíbrio mental e emocional do seu cãozinho. Confira nessa coluna a primeira de quatro dicas para tentar acalmar o seu amigo de quatro patas.

Cachorro agitado Aprenda a deixá-lo mais calmo - Clube das Comadres1

Cachorro agitado: qual a receita do seu?

Todo cãozinho possui uma “receita”, que mistura ingredientes como atividade física, mental, companhia, questões de saúde e uma rotina adequada. Por isso, a nossa dica número um é: descubra a receita do seu! Alguns pets precisam de mais atividade física, outros, de mais brincadeiras que estimulam a mente. Nesse caso, é comum os donos comentarem que passeiam bastante e o cachorro volta mais agitado ainda, por exemplo. Às vezes, vale mais a pena diminuir um e aumentar o outro.

Além de exercícios para o corpo e a mente, a quantidade de companhia costuma influenciar na calma do pet. Preste atenção nos dias em que possui algumas horas a mais para ficar com ele e compare com outros dias de menor disponibilidade. Há casos em que uma única hora faz toda a diferença.

Uma rotina regrada, com alimentação nos horários certos, também contribui para que ele saiba o que esperar da “agenda” do dia e evita que ele fique inquieto. Os cães estão o tempo todo tentando prever o ambiente, pois na natureza é fundamental para sua sobrevivência. Não é á toa que eles sabem até a hora em que os donos chegam em casa. Saber que horas vai comer, passear, brincar e descansar ajuda para que não fiquem ansiosos, frustrados ou até mesmo agressivos.

Cachorro agitado Aprenda a deixá-lo mais calmo - Clube das Comadres2

Cheque a saúde do seu amigo

Um outro fator importantíssimo é a questão de saúde. Cães com alergias, problemas intestinais ou dores de ouvido recorrentes vivem em desconforto, e a manutenção do bem-estar do seu amigo é fundamental para que ele consiga ter mais paz e sossego no dia a dia. Se o cachorro agitado começou a ficar agitado de repente, também pode ser um sinal de problemas com a saúde. Por isso, antes de mais nada, descarte essa possibilidade e fale com seu veterinário de confiança.

Quando você descobrir a receita do seu amigo, vai saber o que o deixa mais tranquilo. E, assim, é possível monitorar a situação. É claro que nem sempre é possível cumprir à risca a agenda do seu pet, da mesma forma que tentamos ter uma rotina regrada nossa e algumas “escorregadas” fazem parte da vida. Mas quando precisar ficar muito tempo fora, poderá compensar deixando mais atividades mentais, ou dando um passeio mais longo pela manhã. Ou então, quando estiver chovendo e não puder passear, que tal investir mais tempo brincando e dando atenção ao seu amigo?

Depois de cumprir esse passo, você também será capaz de identificar objetos, pessoas ou situações que deixam o seu cão mais agitado. Esse será o tema de nossa próxima coluna. Fique de olho!