Verão europeu: é tempo de festa, praia, shows…

Compartilhe!

Há pouco tempo, um vídeo muito engraçado (veja abaixo) revela o descontentamento de um jovem brasileiro com o verão europeu, especificamente em Paris. Entre uma alfinetada e outra sobre os hábitos dos franceses, ele aconselha as pessoas a não visitarem a Europa no verão.

Eu digo exatamente o contrário. Para quem puder vir, venha. Venha mesmo e venha logo. O verão europeu não é apenas uma questão de temperatura, mas de celebração. É uma oportunidade de alegria para quem passa a maior parte do ano iluminado por um sol insuficiente para dissipar o ar gelado a ressecar a pele, contrair os ossos e encharcar o nariz.

É, parece trágico, mas não é. O período de temperaturas amenas é bom também, só que não é dele que gostaria de falar. Adorei conhecer o verão sob uma nova perspectiva. Na maior parte do Brasil é calor o ano todo então, por que celebrar o que já é comum?

verao europeu-portugal
Praia do Espinho atrai turistas e moradores de Portugal, entusiasmados pelo verão europeu. Fotos Divulgação

Verão europeu é tempo de alegria

Por toda a Europa, verão é festa e, pelo que indicam as evidências históricas, sempre foi. Na Península Ibérica, o solstício de verão, ao fim de junho, é marcado por uma celebração pagã e que foi unida à tradição cristã.

Esse conjunto de comemorações foi levado para o Brasil e ficou conhecido por festas juninas, que alegra nosso país de norte a sul. A mais importante delas é a Festa de São João.

verao europeu-portugal
Concertos na Avenida dos Aliados, em Porto: alegria embalada pela temperatura agradável.

Alegria é mesmo a tradução do verão aqui em Portugal. À medida em que a roupa das pessoas encurta e exibe mais pele, os sorrisos ficam mais e mais largos. Nos parques e praias cheinhos, portugueses e toda a gente que por aqui perambula, parecem querer absorver cada raio possível de sol.

Ao fim do dia, lá pelas 10 horas da noite, a música traduz a intenção do espírito e a dança é contagiante, passeando por estilos que vão do rock ao jazz. Desde a noite de São João, em 24 de junho, até agosto, as ruas ficam cheias do cheiro da sardinha assada na brasa com o tempero do sal grosso e mais nada.

verao europeu-portugal
Parque da Cidade, em Porto, onde a jornalista Sandra Luz mora: alegria e diversão nos gramados.

O peixe é acompanhado por pimentões e linguiças assados. Além de um pouco de broa de Avis, um pão de centeio de gosto peculiar. Se o estômago deixar, há espaço para cabrito assado ou caldeirada de peixe, prato conhecido no Brasil como moqueca.

verao europeu-portugal
Lisboa durante o verão europeu é temporada de praia e muita gente nas ruas. 

O tempo é bom por aqui no verão

Além de comida, verão em Portugal significa transporte público funcionando em horário ampliado, apresentações gratuitas de artistas nas ruas, museus com entrada livre aos domingos e, claro, muita música erudita. Uma amostra está na Casa da Música, onde são reservados 160 apresentações de música clássica nos meses de verão. Não são apenas simples férias, é uma oportunidade de alegrar-se.

verao europeu-portugal
Oceanário de Lisboa: programa para a família toda!

Perguntei a uma portuguesa o porquê de tanta alegria com esse período. Como se fosse uma tolice, ela somente respondeu que é porque o tempo é bom. E ele é. Por isso, repito, quem puder vir, venha.

verao europeu-portugal
Praia de Algarve: quem gostaria de estar lá agora? Eu!!!

Portugal recebe muito bem os turistas, mas nesse período, o que poderia ser apensas um serviço, vira uma forma de confraternizar. Verão é festa, praia, passeio ao luar, shows musicais, vida, vida e um pouco mais de vida.

Veja também:


sandra-luzSandra Luz é jornalista e reside no Porto, a cidade invicta de Portugal. Atua há duas décadas com a produção de conteúdo jornalístico. Trabalhou em meios digitais, como o site Campo Grande News e na formulação do site do jornal O Estado de Mato Grosso do Sul. Atua na produção e gestão de conteúdo em Portugal, onde faz doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa. E-mail: [email protected]



 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *