Low carb pode ser seguido por vegetarianos
Vegetarianos podem seguir a dieta low carb. Eu vim derrubar alguns mitos de que o vegetariano não pode fazer uma alimentação com baixo teor de carboidrato. Obviamente que é possível entrar no mundo low carb com saúde e a consciência que é necessário lançar mão de alguns alimentos para perder peso e ganhar melhor qualidade de vida.
Primeiramente, eu gostaria de esclarecer que low carb não é zero carboidrato, mas sim redução. Eliminar a farinha branca e demais alimentos que contenham alto teor de glúten e elementos que engordam e incham. Isso pode ser implantado na dieta vegetariana desde que sejam feitas substituições inteligentes.
Dieta low carb: o que incluir no cardápio
As fontes de proteínas para os vegetarianos são constituídas por vegetais, folhosos, grãos integrais – quinoa, amaranto, fungos (cogumelos) – frutos secos e suplementação. Esses alimentos são necessários para manter a energia e o bom funcionamento do organismo.
Nas dietas low carb são equilibradas as proteínas, frutas com baixas calorias, ricas em vitaminas e pouco teor de carboidrato. Além de folhas, legumes, soja e tofu. Os vegetarianos que possuem uma alimentação saudável já consomem esses alimentos. O que é necessário é apenas um planejamento das refeições com inclusão de itens saudáveis e equilibrados que substituam alguns carboidratos.
A fonte de alimentação vegetariana na dieta low carb pode vir de gorduras boas do abacate, castanhas, nozes, óleo de coco e azeite de oliva. O açúcar, pães, bolos, bolachas, massas e grãos com glúten devem ser eliminados. O importante é suprir todas as necessidades do organismo com relação aos nutrientes necessários para evitar carências vitamínicas.
Low carb com orientação nutricional!
Eu já havia abordado esse tema, mas é importante frisar que toda mudança alimentar necessita de orientação de um profissional. Nosso organismo tem a necessidade de vitaminais, minerais e aminoácidos importantes para evitar inúmeras doenças.
Com a dieta low carb não é diferente, não basta eliminar uma categoria de alimentos, mas sim substituí-la por outra mais benéfica. Ganhe saúde, emagreça com responsabilidade e evite dietas sem orientação de um profissional. Lembre-se que você é o que você come!
Veja também:
Talitta Maciel é nutricionista, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro Valéria Pascoal/Divisão de Pesquisa e Ensino (UNICSUL). Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva e do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional. Professional Coach. Proprietária da loja Shop Light e da linha Congelados by Nutri. Diretora-técnica da Clínica Espaço Reeducação Alimentar. Autora do livro Reeducação Alimentar – Receitas & Segredos – O que falta para dar certo. Site www.talittamaciel.com.br
Eu sempre começo e nunca termino. Me ajuda por favor.
Eu tento fazer mais não consigo. Me ajude por favor.
Obrigado pelas informações fornecidas no site. Continue assim postando conteudo de qualidade