Trocas inteligentes nas festas juninas

Trocas inteligentes a gente precisa fazer quase sempre, mas nesta época do ano, com tantas festas típicas rolando – antes era só em junho, mas agora continuam em julho – elas são super necessárias. Se você está de dieta e se recusa a experimentar essas delícias, saiba que há como reverter essa situação. Como? Indo festar, mas controlando o consumo de guloseimas. Se você tiver a chance, pode preparar receitas menos calóricas. A nutricionista Paula Castilho ensina algumas substituições que podem deixar o clima ainda mais gostoso!

Trocas saudáveis

Arroz doce (100g = 160 calorias): o arroz é rico em carboidratos e tem elevado teor energético. Fonte de cálcio, o arroz doce pode ter seu valor calórico reduzido para 87 calorias (100g) através da troca de alguns ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial.
Bolo de fubá (100g = 350 calorias): rico em carboidratos e com elevado teor energético, o milho ainda é boa fonte de fibras e vitamina A. As calorias podem ser reduzidas para 222 (100g) optando por leite desnatado e adoçante artificial para forno.
Bolo de milho (100g = 311 calorias): use leite desnatado e adoçante artificial para forno, reduzindo para 180 calorias (100g).
Canjica (100g = 226 calorias): substitua o leite pelo desnatado e use adoçante artificial para forno, reduzindo para 165 calorias (100g).
Pamonha (100g = 171 calorias): dê preferência para adoçante artificial, leite desnatado e margarina light no preparo do prato, o que reduz para 162 calorias a cada 100g.
Pipoca: pode ser preparada sem óleo ou manteiga. Na hora de salgar, utilize sal em spray. Além de temperar por igual, essa salmoura hidrata a pipoca, corrigindo o ressecamento causado pela ausência de gordura.
Tapioca: rica em carboidratos e com elevado teor energético, é produzida a partir da mandioca. Porém, o valor calórico varia de acordo com o tipo de recheio. A dica é optar por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *