Estudo aponta o tempo ideal para uma dieta

Weight Watchers International, empresa da qual o Vigilantes do Peso é subsidiária, comprovou em um estudo publicado na revista científica inglesa Lancet, no dia 03 de maio, que a dieta realizada por um ano traz mais benefício à saúde e melhor resultados para pacientes com obesidade.

A pesquisa foi realizada com 1267 adultos com a doença, durante dois anos, que se submeteram ao programa de emagrecimento do Vigilantes do Peso. Um grupo foi acompanhado por três meses e outro por um ano. Os participantes que fizeram o período completo perderam significativamente mais peso.

Também apresentaram importante redução nos marcadores de risco futuro de desenvolver diabetes tipo 2 (glicemia em jejum e na hemoglobina glicosilada) e conseguiram mantê-lo por mais tempo. Ainda foram mais propensos a perder de 5% a 10% ou mais do seu peso inicial. Isso em comparação àqueles que foram encaminhados para o programa de três meses.

Estudo aponta o tempo ideal para uma dieta - Clube das Comadres1

Estudo mostra benefício da dieta a longo prazo

O ponto mais positivo é que, independente do tempo, todos os participantes tiveram um maior controle de açúcar no sangue e redução da gordura corporal.  “Já vimos antes que um programa de três meses pode ajudar as pessoas a perder peso. Mas pela primeira vez mostramos que estender a um ano leva a maior perda de peso a longo prazo e um menor risco de diabetes”, afirma a autora do estudo, Dra. Amy Ahern. Ela é da Unidade de Epidemiologia do MRC da Universidade de Cambridge.

“Embora os custos iniciais do programa de um ano sejam maiores, é muito provável que seja um bom valor a ser investido devido à redução das doenças relacionadas ao peso”, complementa a autora do estudo. Os participantes foram submetidos a uma consulta de medição ao final de dois anos. Ou seja, um ano inteiro após o término do tratamento.

Estudo aponta o tempo ideal para uma dieta - Clube das Comadres2

Embora tenha havido recuperação de peso entre todos os participantes, de ambos os grupos, as pessoas que seguiram o programa por um ano apresentaram perdas de peso superior e melhorias na medida da circunferência abdominal e gordura corporal. E permaneceram até dois anos abaixo da linha considerada saudável pela Organização Mundial de Saúde.

Pedro Silveira é associado do Vigilantes do Peso e está há três anos no processo de emagrecimento. Já eliminou 67kg e se mantém no programa para atingir a sua meta, que é emagrecer 70kg. Ele perdeu 3.5kg na primeira semana. E percebeu que foi ao longo de todo o processo que aprendeu a comer corretamente. E adotou essa prática permanentemente na sua vida, mudando de vez a sua relação com a comida.